Conheça o Uirapurú


O Uirapurú é um pássaro de elevadíssimo preço e, mesmo morto, pode custar fortunas, pois acredita-se ser possuidor de imensurável felicidade, conservando tal virtude mesmo morto. Aquele que obtê-lo, haverá de ser feliz eternamente.
Arrebata-nos pelo seu encanto e simpatia. As ondulações do seu canto provocam efeitos de um concerto no seio da floresta. Quando canta, todas as outras aves cessam para ouvi-lo.
Diz a lenda que o deus Tupã compadeceu-se profundamente com as lamúrias de um índio, desiludido em razão de um amor proibido e rogando ao deus que em pássaro o transformasse. Tupã, consentindo com seu pedido, transformou-o em pássaro e o chamou de Uirapurú.
O pássaro que canta e encanta
Depois que virou pássaro, passou a cantar todas as noites para sua amada dormir. Entretanto, ouvindo o doce som do seu canto, o cacique fora tomado por extremo desejo de tê-lo só para si. O esperto pássaro fugiu para o interior da densa floresta, fazendo com que o ambicioso cacique se perdesse para sempre.


Esperando que seu grande amor o reconhecesse e o libertasse daquele encanto, todas as noites voltava e cantava para ela, acalentando seus doces sonhos.



O Uirapurú, cantor supremo que domina com seus trinados melodiosos e acordes de rara beleza a imensidão da floreta, fora eleito com unanimidade pelos pássaros como seu único maestro. Até os dias de hoje, na imensidão do seu reinado, pairam no ar o celestial enlevo de notas harmônicas, de música e de felicidade.


Já o "Coral Uirapurú", da Escola Estadual de Tempo Integral Senador Petrônio Portela, na cidade de Manaus, no estado do Amazonas, é um grupo de canto coral regido pela Profª Leonice Farias, formada em música pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), e assim como o passáro fascina seus ouvintes, assim também o Coral Uirapuru tem a finalidade de encher de música, de criatividade e de felicidade os ambientes nos quais se apresenta, levando todos à reflexão de suas identidades culturais com responsabilidade social. CONHEÇA E AME!!!